Se existe injustiça no futebol, o resultado final do jogo entre Ituano e Coritiba é uma prova. Mesmo com o Coritiba na parte de cima da tabela e um dos candidatos a brigar pelo acesso, o Ituano desde o início buscou o gol. Com chute de fora da área, com cabeceio após cruzamento, com jogada individual na área, e até com bate e rebate dentro da área. O Ituano até essa rodada tinha o 5o ataque mais positivo com 33 gols. “É cara essa derrota nossa porque fizemos um bom jogo. Nós criamos situações de gol. Conseguimos melhorar o time contra uma equipe com pretensões de acesso. A nossa bola não entrou. A gente acabou tomando o gol. Essa é uma derrota que dói muito. A gente sabe da nossa luta. E se tem um lado positivo e tenho falado muito isso, é que vamos ter um prazo de validade muito longo em relação a nossa permanência na Série B. O que nos conforta, é como o time tem se empenhado em busca do resultado. Falo com muita tranquilidade que o futebol tem essas coisas. Mas hoje o resultado foi muito injusto”, lamentou Alberto Valentim. O Ituano perdeu por 1x0 e segue com 28 pontos na 16ª posição. Ainda está na frente da Chapecoense, Brusque e CRB que vão jogar na rodada. “Complica um pouco, mas já estivemos em situação pior. Estivemos 9 pontos para sair da zona e hoje estamos fora dela. Vamos torcer para que os outros resultados sejam bons para nós. Temos 10 jogos para sairmos desta situação perigosa” lembrou Leozinho. "Derrota ruim, não estava nos nossos planos, mas o futebol é assim. Fizemos um bom jogo, demos o nosso máximo, mas não era o nosso dia mais brilhante. Bola para frente, confronto direto na próxima rodada" disse o lateral Marcinho. O Ituano volta a campo na próxima sexta, contra o Paysandu, em Belém.
O Ituano criou 7 boas oportunidades de gol só no primeiro tempo. A primeira após uma tabela com Marcinho, Thonny Anderson ajeitou e bateu de fora da área. Uma pancada que o goleiro defendeu em dois tempos. Em seguida, cruzamento de Bruno Xavier e cabeceio de Thonny. Novamente ele, que entrou driblando pelo meio e quando clareou bateu colocado. A bola saiu perto do poste. Agora com Bruno Xavier que recebeu na entrada da área e bateu de canhota. E depois ele recebeu um lançamento de José Aldo na esquerda, depois de ser bloqueado pelo marcador, conseguiu levantar no segundo pau para Gui Miranda cabecear forte para o gol. O goleiro deu rebote e o próprio Gui Miranda pegou a bola e encheu o pé. Por cima do gol. “Claro que eles tiveram algumas duas ou três chances de gol. E nós tivemos chances claríssimas e o gol não saiu. Vou dar um exemplo. O Thonny chutou de fora da área muito bem e a bola não entrou. E a deles entrou. Tivemos outras chances e também com o Bruno Xavier. Foram chances claríssimas e a bola não entrou” explicou Alberto Valentim na coletiva. O gol do Coritiba saiu aos 36 do 2º tempo. Matheus Frizzo recebeu na meia esquerda e acertou uma bomba, no ângulo. Indefensável! Antes do gol, o Ituano teve outras boas oportunidades. Talvez a melhor foi aos 21. José Aldo fez um lançamento primoroso para Bruno Xavier que ganhou na velocidade do marcador e tentou tocar por cima do goleiro que conseguiu interceptar a bola. “Estava um jogo muito equilibrado. Na metade do segundo tempo costuma ter mais espaços. Quando eu entrei aconteceu isso. Tive uma chance de finalizar, mas infelizmente a bola não entrou” lamentou Leozinho que finalizou com perigo após driblar o marcador na direita.
O sentimento de todos no Ituano após a derrota para o Coritiba era de placar injusto. “Tivemos muitas oportunidades, criamos muito, mas o futebol às vezes é injusto. O cara deles foi muito feliz acertando o chute. Merecíamos o triunfo porque criamos muito. Mas o futebol é assim, não temos para lamentar. Essa derrota não pode nos abalar. Vamos continuar com a pegada. Semana que vem já temos confronto direto. Vamos trabalhar nesta semana para darmos a volta por cima” afirmou Miqueias. “Foi um resultado ruim, mas não condiz o que foi o jogo. Não contávamos com essa derrota. Foi um jogo equilibrado e o Coritiba é qualificado. Vieram aqui, jogaram. Foi uma troca de ações. Mas, o resultado foi injusto” afirmou Leozinho. Faltam 10 rodadas para terminar o campeonato. Serão 5 jogos no Novelli Júnior, sendo dois confrontos diretos em casa contra Guarani e Brusque. E outros dois confrontos diretos fora de casa contra o Brusque e Paysandu, adversário da próxima sexta no Pará. O técnico Alberto Valentim passou uma mensagem de otimismo. “Acredito com o prazo de validade nosso, com a nossa confiança. Claro que ganhar é muito gostoso. Você tem uma tranquilidade maior para trabalhar. O nosso objetivo é a permanência e vamos até o final. A confiança é pelo fato de termos jogado bem. Vamos fazer os nossos ajustes para irmos para este jogo que é um confronto direto. Vamos sentir essa derrota, mas até segunda, porque depois já vamos começar a trabalhar para esse jogo contra o Paysandu” contou Alberto Valentim.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Miguel Schinariol
Fotógrafo
22/setembro