Vencemos

Postado em 16/05/2024
Comemoração no final do jogo, com o garçom Thonny Anderson abraçando Vini Paiva, autor do gol.

Acredite. Essa foi a manchete da última matéria do Ituano. Todos acreditaram que a vitória estava próxima. Pois nos últimos dois jogos, o Ituano estava jogando bem. Foi assim contra o Novorizontino em casa e a última partida em Goiânia. “Se analisarmos friamente, contra o Goiás também fizemos um bom jogo lá em Goiânia. Eles também têm um grande time, assim como o Sport. Estamos melhorando a cada dia. E tenho falado para eles que podem melhorar muito mais. Porque eles podem dar individualmente e coletivamente. Essa vitória vai tirar um peso deles e vai fazer que melhorem ainda mais” explicou Alberto Valentim. A penúltima matéria trouxe a seguinte manchete. “Virar a chave para conseguir a vitória”. O gestor Paulo Silvestri na zona mista após a vitória contra o Sport Recife confirmou a mudança de status. “É uma noite especial. O time estava treinando e jogando bem. Nós víamos isso. No jogo com o Novorizontino começou uma evolução. Contra o Goiás ficou nítido. O psicológico estava influindo. Nós não podíamos sofrer isso novamente. Não podíamos ter receio de finalizar e ainda sofrer o gol. Quando terminou o primeiro tempo, e não sofremos esse gol, já foi uma melhora. Voltamos mais animados e saiu um gol muito bonito do Vinicius Paiva que ele merece. Ele já podia ter feito contra o Goiás, quando bateu na trave. Três pontos em 5 jogos, reconhecemos que é pouco. Mas, neste momento, é muito grande. Essa vitória pode significar uma virada de chave para o Ituano” comentou Paulo Silvestri. O gol da vitória por 1x0 saiu dos pés de Vinicius Paiva, que na entrevista do dia 3 de maio, afirmou: “Precisamos da vitória”. E ele fez um golaço desta vitória. “Foi um peso que saiu. O time vinha de uma sequência de derrotas. Estava sendo bem difícil. O time estava treinando bem e jogando bem. E a vitória não vinha. Hoje com esse gol, todos vibraram e fomos para a torcida. Temos que agradecer porque nos apoiaram até o final. Hoje foi lindo. Quero dedicar esse gol para minha família” disse Vinicius Paiva.

Desde que o “Alerta foi ligado”, manchete após a derrota para o Operário, o elenco e comissão técnica conversaram internamente para uma mudança de comportamento. A resposta nos treinos e nos jogos eram nítidos. Não o resultado. Assim como foi em outros jogos, o Ituano não conseguia sair na frente. No primeiro lance de perigo contra o Sport, Léo Oliveira fez lançamento preciso para Person que tocou na saída do goleiro para marcar o gol. O assistente anotou o impedimento e o VAR confirmou. Contra o líder Sport, diferente dos outros quatro jogos desta Série B, o Ituano foi para o intervalo sem sofrer gol. Antes de ir para o vestiário, os líderes Jefferson e Claudinho chamaram os jogadores e pediram atenção para o que estava dando certo, e corrigir o que não estava funcionando. O time estava atento aos detalhes. O tempo foi passando e nada de gol. Com os torcedores apoiando o tempo todo, até que aos 24 da etapa final, Thonny Anderson ajudou a construir a vitória, como ele disse na entrevista do dia 8 de maio. Fez a jogada na entrada da área e soltou para Vinicius Paiva receber, ajeitar e bater de pé direito, por cobertura, no ângulo contrário do goleiro. “Esse gol é fruto de treinamento. Foi mais uma semana intensa. Quero agradecer a Deus. Estávamos vivendo um período difícil com derrotas, mesmo jogando bem. Hoje a gente pode sair vitorioso” falou Vini Paiva. Na coletiva, Alberto Valentim valorizou o elenco todo, começando pelo Thonny que terminou o jogo com um corte na cabeça. “O Thonny é um jogador muito importante para nós. Desde a minha chegada, ele comprou a nossa ideia. Está se empenhando nos treinos. Ele e os demais, todos têm que estar prontos. Eu falo isso, até para aqueles que não vieram. Eu tenho que convocar 23 atletas. Vou dar exemplo, no jogo anterior com o Goiás, o Vitão não foi relacionado e foi titular em Goiânia. Neste jogo o Jonathan não veio e entrou contra o Goiás. Pois eu tinha uma outra ideia de jogo. Só para lembrar que precisamos de todos. O futebol é assim. Todos devem estar prontos para o chamado” avisou Alberto Valentim.

Com a vitória, o Ituano quebrou um longo jejum e conquistou os primeiros pontos na Série B. “Vitória importantíssima depois de tanto tempo sem vencer. A nossa classificação estava pedindo isso. Nós merecíamos isso. Os jogadores merecem. Fizemos mais uma semana muito boa. De treinos e conceitos. Com detalhes importantes para fazer uma partida quase perfeita. Soubemos sofrer diante de um adversário fortíssimo. Conseguimos uma vitória que todos nós merecíamos muito. Os torcedores, diretoria, comissão técnica e principalmente os jogadores. Eles fizeram tudo por onde para que essa vitória viesse. Ela veio contra um grande time, candidato ao título da Série B. Vamos valorizar essa vitória” comentou Alberto Valentim. A manchete do dia 6 de maio trouxe “Vamos sempre com você” que é uma frase do Hino do clube. E os torcedores abraçaram a ideia. De apoiar o time e também a campanha de ajuda ao povo gaúcho com fardos de água de 1,5 litro que foram trocados por ingressos. Resultado: O público foi de 1970 torcedores. Esse é o terceiro maior público do Novelli neste ano. Só perdendo para os jogos contra o Corinthians e São Paulo. “Hoje a torcida deu uma tremenda demonstração de empatia com a campanha de solidariedade ao Rio Grande do Sul. E compareceu num bom número. Vamos continuar pensando em novas campanhas para os próximos jogos” afirmou Paulo Silvestri. O técnico Alberto Valentim também agradeceu ao apoio. “Primeiro quero agradecer aos torcedores que tiveram essa mobilização para os nossos irmãos gaúchos. Nós só imaginamos o que estão passando. Mas, é muito mais. É uma ajuda que todos nós demos e será muito importante. Eu já disse na última partida, vamos precisar muito do nosso torcedor neste campeonato longo. Agora vamos pensar no jogo com o Mirassol para continuarmos essa evolução” lembrou Alberto Valentim. E o jovem atacante Vini Paiva finalizou. “Com certeza é um novo início para o Ituano. Vamos continuar trabalhando e vamos para mais um desafio no domingo. O Mirassol é um time difícil. Vamos lutar até o final. São 11 contra 11” afirmou Vinicius Paiva.

 

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografo

16/maio

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.