Antes de começar a entrevista coletiva de apresentação de Vinicius Munhoz, novo técnico do Ituano, o gestor Juninho Paulista dedicou palavras de incentivo e de crédito ao novo profissional. “Com grande satisfação faço a apresentação do Vinicius. Depois de entrevistar vários treinadores, pude confirmar que o Vinicius se encaixa perfeitamente no perfil do Ituano. A entrevista foi muito produtiva. Ele explicou toda a trajetória dele. Aparentemente não parece ser um treinador experiente, mas quando você conversa com ele, percebe o tamanho do seu conhecimento e experiência como treinador. Recebi boas referências dele de amigos dentro do futebol. O nosso gerente Cristian teve a oportunidade de trabalhar com ele na Ferroviária. As informações que recebi foram excelentes. Acredito que teremos um futuro promissor dentro dos objetivos traçados para 2025. Desejo boa sorte e a sorte só vem com bom trabalho” falou o gestor Juninho Paulista na apresentação do técnico Vinicius Munhoz que agradeceu. “Primeiro quero agradecer ao Juninho e ao Ituano pela oportunidade. Me sinto muito feliz e motivado para iniciar esse trabalho. O Ituano é um clube tão tradicional do futebol paulista e também do futebol nacional. Para mim é um privilégio. Todo profissional espera em algum momento ter a oportunidade de trabalhar numa instituição como o Ituano. Espero com muito empenho e muito trabalho fazer jus a toda expectativa que o Ituano deposita na minha contratação”, afirmou antes de começar a entrevista.
Na primeira pergunta, o questionamento foi sobre o processo de escolha do novo treinador para 2025. “Eu queria o perfil de um treinador que tivesse uma conexão com a filosofia do clube. Comecei com essa ideia e fui atrás deste perfil. O Vinicius é um perfil que se encaixa no que estávamos procurando. Fomos procurando conversar com as pessoas que o conhecia até que chegamos ao dia da nossa conversa. Gosto de entrevistar, mas quero ir com o sentimento já pré-definido para contratar, se eu gostar da conversa. O Vinicius foi esse caso. A entrevista foi melhor do que eu esperava. É sempre bom estar com o profissional frente a frente. Assim a gente explica a nossa filosofia e ele explica sua trajetória” explicou Juninho. O novo treinador também gostou da primeira conversa. “Tivemos uma conversa muito produtiva com o Juninho. Eu já tinha um panorama do clube por ter enfrentado o Ituano algumas vezes. E também pelo que ele me passou. Vejo um alinhamento de perfil daquilo que o clube busca e com o meu trabalho. Isso ficou claro nesta primeira conversa. Embora o Ituano tenha enfrentado dificuldades na última temporada, ainda assim é um clube muito tradicional e de muita força. Sempre me chamou a atenção, dos contatos do futebol e de colegas que me falaram que o Ituano é um clube estruturado e que sabe o que quer. Enxergo o Ituano oferecendo essa condição para mim, e eu em contrapartida estou em condições de dar essa contribuição para o clube, atingindo os objetivos da próxima temporada” comentou Vinicius Munhoz.
Depois do anúncio do treinador, a preocupação é com a montagem do elenco. Atletas que devem ficar e os novos contratados que serão anunciados. “O elenco está mais adiantado do que imaginam. Temos o cuidado de só divulgar quando está 100% concluído. Por isso já divulgamos alguns. E outros estão bem avançados. Apalavrados, mas ainda com contratos se encerrando. Então aguardamos questões burocráticas para divulgarmos. Em questão de dias vamos divulgar mais nomes. Creio que 75% do elenco já está contratado. Fui muito criterioso na escolha do treinador, por isso também um pouco da demora. Mas, mesmo assim, já adiantamos algumas negociações. Tanto que quando o Vinícius chegou e viu os atletas que estamos negociando, ele já aprovou. Agora é questão de finalizar o processo” afirmou Juninho. Para o Vinicius Munhoz, além do elenco, a pergunta é sobre o esquema tático e a forma de jogar. “Todo o treinador tem sua forma de trabalhar, a ideia de montagem de elenco e sua ideia de jogo. Cada um tem sua particularidade. Também é importante observar o elenco que você tem em mãos. O Ituano já tem atletas que vão permanecer e outros que estão chegando e que vão chegar. Minha intenção é olhar o dia a dia, observando os treinamentos. Entendendo o contexto para escolher as melhores estratégias para os jogos. Importante que tenhamos precisão nisso, pois teremos um tempo curto comparado com as outras equipes que já estão se preparando para essa competição. O desafio é poder qualificar neste período de preparação para transformar em desempenho depois” explicou Vinicius Munhoz.
Em 15 anos de gestão do Juninho Paulista, ficou caracterizado o tempo que sempre foi dado ao treinador para apresentar o trabalho e consequentemente os resultados. O técnico Vinicius Munhoz também tem essa característica de longevidade nos clubes. Inclusive nas oportunidades oferecidas aos atletas da base que sobem para o profissional. “O Vinicius fez esse trabalho longevo com atletas de base e que estão subindo. Ele fez isso desde o início no Inter de Santa Maria. Fez isso também no Red Bull, onde ficou quase três anos. E na Ferroviária. É o perfil que eu gosto. De dar o tempo para o treinador e também trabalhar com atletas jovens que vem da base. O Ituano é um clube formador e sempre traz para o elenco de profissionais, fazendo essa transição. Muitos jogadores que hoje estão brilhando no futebol, passaram pelo trabalho do Vinícius em algum momento. Acredito que esse trabalho terá continuidade aqui no Ituano” contou Juninho Paulista. Outra característica do Vinicius Munhoz é conhecer a Série A2. Isso será importante para o Ituano que voltará a disputar essa competição depois de 24 anos. “A Série A2 é uma competição diferente das competições que o Ituano vinha disputando. Tem algumas particularidades que por ter disputado três vezes nos últimos anos, a gente tem uma compreensão e entendimento. É uma competição que reúne treinadores experientes e equipes experientes. É um futebol que se faz com muita intensidade e competitividade. O contexto dos jogos nem sempre é igual aos jogos que o Ituano estava acostumado a enfrentar. Inclusive não tem a mesma qualidade de gramado como temos aqui no Novelli. Tudo isso tem que estar no nosso horizonte. Temos que capacitar os jogadores e sermos os mais competitivos possíveis ao longo de toda a competição para chegarmos ao acesso que é o grande objetivo do Ituano” finalizou Munhoz.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
20/dezembro