No confronto direto para fugir das últimas posições, o Ituano levou a melhor contra o Guarani, um adversário que levou a melhor no Paulista, mas no Brasileiro Série B ficou para trás. Com o maior público no Novelli Júnior neste Brasileiro, com 2.744 torcedores que atenderam aos pedidos dos atletas e do técnico Alberto Valentim, o Ituano venceu por 1x0. O gol saiu aos 19 do 2º tempo. Thonny Anderson dentro da área, quando recebeu a bola no peito, sofreu um tranco nas costas com o cotovelo do zagueiro. O VAR chamou o árbitro Lucas Bellote que após dois minutos, confirmou o pênalti. José Aldo conta como foi aquele momento. “Nós treinamos bastante as bolas paradas. Eu e os meus companheiros. É um momento importante do jogo. Na hora do pênalti, para ser sincero, dá uma tremida nas pernas. Me tranquilizei e procurei me concentrar e fazer aquilo que eu treino. Da forma que sempre bato para ajudar o time”. A vitória fez com que o Ituano subisse na classificação geral. Está a dois pontos de sair da zona de rebaixamento. “No pênalti o Aldo mereceu. Ele vem treinando bem. Vitória difícil. A gente mereceu” afirmou Thonny Anderson que sofreu a falta no lance. "Vitória muito importante contra um adversário direto. Um jogo nervoso. Frisei muito que era um jogo para minimizar os erros. O campeonato está se afunilando. Esses três pontos eram muito importantes para nós. Além de somarmos, vem aquela famosa frase que falei. É um jogo de 6 pontos. Os jogadores estão de parabéns pela vitória. Um gol de pênalti claríssimo. Com relação a sequência do campeonato, agora vamos pensar única e exclusivamente no Brusque, nosso próximo adversário" comentou Alberto Valentim na coletiva.
Essa foi a 6ª vitória em 11 jogos do 2º turno. O plano de recuperação está ativo. “A consistência defensiva foi um primor hoje. A nossa marcação já inicia com os homens da frente. Fizemos um jogo muito seguro. Nas bolas paradas, que é um ponto forte do Guarani, não sofremos. Quando a gente não toma gol, ficamos mais próximos da vitória. Porque nosso poder ofensivo é muito alto. Nós temos chances reais de gol. E fomos coroados com a vitória porque foi o time que mais jogou nesta noite. Estamos mais próximos do objetivo” explicou o goleiro Jefferson Paulino. Curiosamente nos jogos anteriores, o ataque não tinha funcionado. “Passamos um branco nestas três últimas partidas. Ficamos devendo na parte do ataque. Foi importante essa vitória, não deixar escapar esses pontos em casa. Agora vamos para cima do Brusque” disse Thonny Anderson que destacou a importância do trabalho psicológico. “Vamos manter o que estamos fazendo. Estamos fortes mentalmente e fisicamente. O acompanhamento da Carol (psicóloga) que tem vindo nas concentrações está nos ajudando. Faltam 8 finais e vamos lutar pelas vitórias. Não importa se dentro ou fora de casa” falou Thonny. José Aldo, o autor do gol, complementou. “Nós sabíamos que era um jogo decisivo. Pelas nossas estratégias tínhamos que estar muito concentrados. Com a bola ou sem a bola. Entramos com a mentalidade de estarmos atentos aos detalhes. A situação do Guarani também não é boa e não poderíamos dar brecha para eles. Foi assim que conseguimos sair com o resultado positivo. Estamos fechados e unidos. Estamos pensando jogo a jogo. Era importante retornar ao caminho das vitórias. Foi muito bom para continuarmos a nossa reação que precisamos nesta reta final” explicou José Aldo.
Como todo jogo decisivo e tenso, teve um momento negativo faltando 30 segundos. Leozinho, que tem muita habilidade, recebeu na meia direita e partiu para a área. Com o marcador na frente, tentou o drible da lambreta em direção ao gol. O Guarani não gostou e iniciou a confusão. “O fator casa foi primordial. Vencemos com a bola. Jogamos um jogo limpo. O adversário não soube respeitar o jogo no final. O jogador brasileiro precisa ter mais consciência que isso é futebol. Importante é que nos protegemos e protegemos o Leo. Ele faz isso todos os dias. Ele é um atleta de qualidade ímpar. Ele tem um para um impressionante. Ele só foi fiel ao jogo dele. Essa é a característica dele” comentou Jefferson Paulino. O técnico Alberto Valentim defendeu seu atleta e procurou terminar a confusão. “Eu queria que acabasse aquela discussão toda. Não queríamos que desviasse nossa atenção. Acho que o árbitro conduziu bem. Nesta situação do Leozinho, não sei se o cartão amarelo para ele foi por alguma coisa que ele fez durante a confusão. Porque o gesto técnico que gerou essa confusão posso garantir que esse é o jogo dele. Ele driblou em direção ao gol. Estava 1x0 o jogo. Ele faz isso em todos os treinos. Sempre em prol do ataque. Entendo o momento, e falei para os atletas do Guarani não se envolver porque o campeonato segue” explicou Alberto Valentim que agradeceu a presença do torcedor. “Quero agradecer ao nosso torcedor. A diretoria que teve essa iniciativa de reduzir o ingresso, os torcedores nos ajudaram. Os atletas escutaram o apoio. Nós no banco escutamos. De verdade. Foi importante. Para que possamos ficar juntos cada dia mais. Que no próximo jogo venha ainda mais torcedores até o final do campeonato” finalizou Alberto Valentim.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
Fernando Roberto
Fotografo
6outubro