Vitória é o objetivo imediato

Postado em 23/09/2023
Emerson Urso fez jogada individual que resultou na melhor chance de empate.

O Ituano recebeu o Vitória de Salvador no Novelli Júnior após 16 anos. E desta vez não venceu. Mesmo o clube baiano sendo o líder da Série B e o principal favorito para conseguir o acesso esse ano, o Ituano acreditava num resultado positivo em casa. O gol logo aos 6 minutos da partida mudou o cenário da partida. “Uma derrota que nos dói bastante. Tínhamos uma expectativa muito positiva para esse jogo. Treinamos muito bem nesta semana para encarar o Vitória. Um gol logo no início muda completamente a partida. Um time que veio com as linhas baixas e nos respeitando bastante. Temos que re-calcular essa nossa rota. Temos que o quanto antes entender o momento e o que precisamos ajustar internamente. Temos que ter maturidade neste momento. Temos que voltar a vencer. Temos um jogo na semana que vem em casa. Serão 9 decisões a partir de agora. Temos que voltar a vencer, principalmente em casa que sempre foi o nosso alicerce” comentou Jefferson Paulino na zona mista. O Ituano ainda sofreu um segundo gol no acréscimo do jogo e perdeu por 2x0. Com a derrota o time caiu para a 14ª colocação. “Hoje o Vitória adotou uma estratégia de não se expor. No primeiro momento achar a oportunidade de fazer o gol. E o gol logo no início acabou ajudando eles a ficar mais atrás. Diminuir nossos espaços. Com algumas marcações individuais. Eu entendo e falei com o grupo, que o empenho, a dedicação, não estão faltando. Querer fazer aquilo que nós treinamos no dia a dia. Agora temos que entender que serão 9 decisões daqui para frente. Foi esse o recado que dei para os atletas e a comissão técnica. A gente precisa voltar a vencer. Não tenho dúvida de como estamos fazendo as coisas, de criar uma identidade, de ser agressivo e de ter a bola. Em alguns momentos do jogo deixamos a desejar. Quando você enfrenta um time experiente como o Vitória, você precisa ser mais eficiente” explicou Márcio Freitas.

O Ituano sempre começa atacando. A primeira finalização foi de Yann Rolim com 4 minutos. Aos 6, Osvaldo cobrou uma falta da esquerda, Matheus Trindade deu uma casquinha na bola e tirou do goleiro Jefferson Paulino. Esse gol fez com que o time baiano jogasse com o regulamento e ficasse atrás. O Ituano criou quatro chances de empatar. Uma com o Yann que bateu cruzado para a defesa de Lucas Arcanjo. Escanteio da esquerda e o capitão Rafael Pereira cabeceou para o gol. Hélio Borges fez boa jogada pela direita e tocou para Yann Rolim finalizar de fora da área. Para fora. E aos 46 a melhor chance. Pacheco cruzou para Cadorini ajeitar de cabeça para Yann Rolim bater forte e o goleiro Lucas espalmar. “Nós tivemos uma chance bem clara, e o goleiro deles foi muito bem. Tivemos a infelicidade de sair atrás no placar, na bola parada. Isso modifica um pouco o padrão e o estilo de jogo. Agora é ver o que o professor vai falar para voltar melhor e buscar os gols e a vitória” disse Mário Sérgio na saída para o intervalo. No retorno para o segundo tempo, Márcio Freitas colocou Felipe Saraiva e Marthã na equipe. Depois fez mais duas alterações colocando o artilheiro Quirino e o jovem Clemente. Mesmo jogando ofensivamente, eram poucas as chances de gol. Aos 20, Pacheco cruzou para o cabeceio de Cadorini. A melhor chance veio com Emerson Urso. Ele tinha acabado de entrar e fez uma boa jogada individual. Driblou três marcadores na entrada da área e tocou para Cadorini ajeitar e bater forte. Lucas Arcanjo fez grande defesa. O Ituano seguiu pressionando e atacando. Nos acréscimos, em contragolpe, sofreu o segundo gol, marcado por Iury Castilho. Sabíamos que enfrentaríamos uma equipe qualificada. Tínhamos uma estratégia que não deu certo, mas estamos confiantes que vamos melhorar para sair dessa situação desconfortável na Série B” afirmou o zagueiro Marcel. 

Com 10 jogos no 1º turno, o Ituano tinha apenas 10 pontos. Neste momento com 10 rodadas, o Ituano tem 13 pontos. Houve uma mudança de filosofia de jogo durante a competição. Houve uma melhora do Ituano e também uma mudança no comportamento das equipes. “Mudar uma cultura é sempre difícil. O Márcio tem tentado criar uma cultura, uma filosofia diferente de jogar. Estamos jogando diferente de como começamos a temporada. São coisas que nós gostamos. Ter a bola e jogar. Nós temos adquirido o respeito dos adversários. Quando eles vêm jogar contra nós, sabendo da nossa filosofia de jogo, eles baixam as linhas. É difícil construir. É mais fácil destruir. Nós temos que insistir nesta filosofia de jogo. E ter um pouco mais de obediência. Temos errado nas coisas que temos treinado. Isso não pode mais acontecer. Temos que ser mais obedientes e fazer tudo aquilo que o Márcio tem pedido para nós. Nós somos o mesmo time que venceu o Criciúma e o Sport. Temos um potencial muito grande de evolução” lembrou Jefferson Paulino que revelou a cobrança feita no vestiário. “Tivemos palavras de cobranças. Uma cobrança muito forte no vestiário. Precisamos assumir nossas atitudes. Somos adultos e não podemos errar tanta coisa que nós temos errado. Esses erros têm sido letais, pois o adversário tem feito os gols. E quando a gente consegue criar, esse poder de fogo não acontece. Numa derrota temos que ter calma. Foi uma conversa muito produtiva entre nós. Temos que fazer do Novelli o nosso porto seguro. E voltar a vencer. Tenho certeza que isso vai acontecer a partir da próxima semana” disse na zona mista. Na coletiva, Márcio Freitas afirmou que o time tem obrigação de vencer em casa. “Já disse que vamos jogar com a mesma postura dentro ou fora de casa. Mas, temos sim, quando jogarmos em Itu, a obrigação de vitória. Independente do adversário. Eu também entendo o momento. Temos 9 decisões daqui para frente, com 5 jogos no Novelli. São jogos que temos que ter o total controle do que vamos fazer. Vejo que hoje em alguns momentos fomos ansiosos com a bola. Isso não pode acontecer. Isso traz erros. Vamos corrigir isso durante essa semana. E para o próximo jogo vamos ter o retorno de alguns atletas como Person e o Balieiro. São peças importantes. E sempre comento com eles, conto com todos. E independente de quem joga, tem que entrar em campo e fazer o seu melhor. Dou total liberdade para eles e sempre jogando para frente. Vamos sempre passar confiança para eles” afirmou Márcio Freitas.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Fernando Roberto

Fotografo

23/setembro


Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.