Vitória em confronto direto pela parte de cima da tabela

Postado em 20/08/2022

O jogo entre Ituano e Novorizontino foi um confronto direto pela parte de cima da tabela de classificação da Série B. A diferença entre os dois era de um ponto para o clube visitante ao Novelli Júnior. Nesta temporada foram duas partidas sem empate. No Paulista, vitória do Ituano em casa. No 1º turno, vitória do time de Novo Horizonte em sua casa. Historicamente, só aconteceram 4 empates em 21 confrontos desde 1990. A vitória do Ituano veio com um golaço do artilheiro Rafael Elias, que subiu para a parte de cima da tabela e se posicionou neste momento como o melhor clube paulista do Brasileiro. "Era de suma importância a vitória hoje. Ituano e Novorizontino vem se enfrentando há alguns anos. Precisávamos desse triunfo dentro de casa para estarmos na parte de cima da tabela, que é o mais importante. Fico feliz em poder ajudar, mas friso o desempenho foi de toda a equipe" afirmou o goleiro Jefferson Paulinho que na segunda etapa garantiu a vitória com duas defesas difíceis. “Muito bom voltar a competir com a resiliência. Foi o tema da nossa palestra. Evidente que o Ituano vai passar por resultados adversos como foi na Bahia, mas ele tem que no próximo jogo se superar. Ainda mais no nosso campo. O Novorizontino está num crescente também e criou resistência para qualquer adversário. Foi um jogo totalmente equilibrado como sempre é entre estas duas equipes” comentou o técnico Carlos Pimentel. Com os três pontos conquistados, o Ituano chegou a 33 e ocupa a 9ª posição.  Esta é a 9ª rodada que o Ituano termina entre os 10 primeiros na tabela da classificação após 25 rodadas.

Com frio, temperatura marcando 10 graus e caindo, e muito vento, o jogo teve poucas emoções no primeiro tempo. O Ituano até começou pressionando e aos 8 minutos produziu bons momentos ofensivos, com a finalização final do lateral Mário Sérgio. Já no acréscimo, falta na meia direita para o Ituano. Em jogada ensaiada, Kaio rolou para Rafael Elias acertar uma bomba no ângulo. Artilheiro na temporada, ele chegou a 10 gols na Série B. "Hoje mais uma vez fazendo um gol e ajudando, mas o importante é a equipe e o conjunto. Venho jogando bem, às vezes falta pouco para sair o gol, mas dessa vez fui feliz de acertar o chute. Treino muito a bola parada" explicou Rafael Elias que igualou uma marca de 18 anos. Em 2004, Rômulo se tornou o maior artilheiro do Ituano numa única edição de Série B com 10 gols. Na segunda etapa, foi a vez de Jefferson Paulino aparecer. Fez duas boas defesas em chutes de fora da área que tinha endereço certo. Uma aos 11 e outra aos 42 em cobrança de falta. Quando o Novorizontino conseguiu finalizar de dentro da área e vencer o Jefferson, o lateral Mário Sérgio salvou em cima da linha. “O Jefferson é um grande goleiro. Já conhecemos bem aqui de São Paulo. Jogamos muitas vezes contra ele que tem uma característica muito peculiar. Que é o jogo com os pés. Mas admito que hoje o tempo não facilitou este nosso jogo. Tínhamos pautado nesta semana de treinamentos, inclusive com esta capacidade dele. Só que tem momentos que você tem que se adaptar a tudo. Ao adversário, ao momento do seu time e a condição climática. O que posso dizer que tem jogo que a gente joga, tem jogo que a gente ganha” afirmou Pimentel.

Esta vitória contra o Novorizontino é a terceira seguida no Novelli Júnior. Esta sequência positiva veio no 2º turno da competição. Já são 4 vitórias e 13 pontos nesta fase da Série B. “A estatística ajuda a entender uma série de processos. O controle de todas as etapas no dia a dia. No encorajamento dos atletas, no cuidado de um com outro. Aqui formamos um grupo que um cuida do outro. O atleta não é uma máquina de desempenho. Que corre e chuta. Ele pensa, sente e tem seus problemas. O seu humano é complexo. Gerir o grupo é uma das virtudes. Não minha. Mas de todo nosso staff e direção. Quando você tem um grupo com o mesmo perfil homogêneo, que convivem diariamente, normalmente o coletivo cresce e o ambiente cresce e a gestão de pessoas fica mais apurada” detalhou Pimentel. Ele reconhece que a vitória e a sequência positiva são bons ingredientes para o próximo compromisso. O Ituano vai jogar em Porto Alegre contra o Grêmio. “Fortalece ao tirar o peso da urgência do resultado, não dá necessidade. Eu me recordo da preleção do jogo com o Bahia quando estávamos com uma boa sequência de resultados. Havia dito que se fossemos jogar para empatar contra este nível de adversário, iríamos perder. Claro que é um contexto diferente, pois ali fizemos três jogos em 7 dias. Agora contra o Grêmio teremos uma semana para descansar e treinar. Vamos enfrentar um adversário que está há três meses sem perder. Altamente qualificado com um treinador igualmente qualificado. Só que o Ituano tem seu jeito de ser, tem sua ideia de jogo, sua estrela guia como gosto de falar. Não vamos abrir mão do nosso jeito de jogar. Vamos para Porto Alegre para competir. Sem o peso da urgência do resultado” explicou Pimentel.

 

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol

Fotografo

20/agosto

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.