Vitória histórica em Campinas

Postado em 14/09/2024
Bruno Xavier fez seu primeiro Hat Trick e chegou a 7 gols na Série B

O Ituano segue se recuperando na Série B desde que começou o 2º turno. Jogando no Moisés Lucarelli, em Campinas, onde não perde para a Ponte Preta desde 2015, conquistou a 5ª vitória em 7 jogos. Vitória que mantém o time na liderança do returno com 15 pontos. Além da importância da vitória, o resultado foi histórico. Vitória por 4x1 do Ituano é inédito na história de 44 confrontos em 35 anos. “Vitória muito importante! Claro que tabu e história são para serem escritas. Muito legal. Mas uma vitória como essa dá um gostinho especial de alegria. Vamos seguir em frente com humildade e pés no chão para o restante da competição” lembrou Bruno Xavier que participou dos 4 gols da equipe. Fez um Hat Trick e ainda fez assistência para o gol de Thonny Anderson. Com os três pontos, o Ituano saiu novamente no Z4 e alcançou a 15ª posição com 28 pontos. Pela 26ª rodada, Paysandu e CRB, clubes que estão atrás do Ituano, ainda vão jogar neste final de semana. Outro motivo de alegria é a eficiência do ataque. Nos últimos três jogos, o Ituano marcou 9 gols. Tem o 4º melhor ataque do campeonato com 33 gols. O sentimento ao final da partida, que foi a melhor exibição do time na atual temporada. “Acredito que sim. Até pelo resultado fora de casa. Mas nós fizemos outras boas partidas. Vou lembrar uma que foi contra o América em casa. Fizemos um grande jogo e os gols não saíram. Talvez se os gols tivessem saído naquela partida, contra um adversário que naquele momento se encontrava lá em cima da tabela, talvez fosse a melhor. Como hoje as jogadas terminaram em gols e fomos muito consistentes defensivamente. Sem dúvida hoje foi a melhor performance do time inteiro”, comentou Alberto Valentim. Só para comparar, no 1º turno, o Ituano fez 13 pontos. Neste 2º turno, o time já chegou a 15 pontos.

O Ituano saiu na frente com 3 minutos de jogo. O veloz e hábil Vini Paiva desceu pela esquerda, passou por dois marcadores, e dentro da área, tocou para Thonny Anderson, preparar e soltar uma bomba de canhota. A bola tocou no goleiro e explodiu no travessão. No rebote, Bruno Xavier empurrou para o gol. A Ponte Preta chegou ao empate com Iago Dias. Após 3 minutos de análise, o VAR confirmou o gol. Antes do intervalo, quase saiu o segundo gol do Ituano. Thonny Anderson lançou Vini Paiva que partiu em velocidade, deixando o marcador para trás e na entrada da área, finalizou para defesa parcial do goleiro. No início do 2º tempo, o lateral Marcinho cobrou uma falta com muita força, A bola foi rasteira e o goleiro Pedro teve dificuldades e colocou para escanteio. Aos 10, Bruno Xavier recebeu na direita, e levantou com precisão para o cabeceio mortal de Thonny Anderson. Aos 23, Thonny recupera a bola no meio, toca para José Aldo e vê Bruno Xavier se deslocar. O passe sai com precisão e Bruno Xavier toca de cobertura na saída do goleiro. Cinco minutos depois, Thonny lançou Vini Paiva agora na direita. Ele partiu em velocidade e quando o zagueiro se aproximou, ele cruzou rasteiro para a área onde encontrou Bruno Xavier para completar de primeira para o gol. Fazendo o seu terceiro gol e o 4x1. “Foi o meu primeiro Hat trick. Quero agradecer a todos e seguir forte com muita humildade, dedicação e pés no chão para ajudar o Ituano a sair desta situação e não voltarmos mais” contou Bruno Xavier que assumiu a artilharia do time na Série B com 7 gols. Todos marcados nos 7 jogos do returno. O Ituano não marcava 4 gols numa partida desde agosto de 2022, quando venceu o Sport Recife por 4x1 no Novelli. Ano que o Ituano também realizou um 2º turno de recuperação.

Outro destaque nesta vitória histórica do Ituano, foi Thonny Anderson que mesmo que indiretamente, também participou dos 4 gols do Ituano. “Muito feliz por essa marca. A felicidade é que define essa vitória. Estamos trabalhando há muito tempo. Essa vitória é para coroar tudo que estamos fazendo. O time está unido, comissão técnica e diretoria. Todo mundo feliz. É uma vitória importante que nos impulsiona mais, em busca dos adversários que estão na nossa frente. Vamos buscando os pontos que deixamos para trás com sabedoria e trabalho” afirmou Thonny Anderson que marcou o seu 4º gol na Série B. No 2º turno são 3 gols e duas assistências. “Fizemos bons jogos antes. Mas pela maturidade, que a equipe vem demonstrando jogo após jogo. De ficar mais com a bola, não sofrer tanto nos minutos finais. Coisa que pecávamos antes. Hoje conseguimos abrir o placar logo no início, sofremos o empate e não sentimos. Nosso mental está forte. Estamos preparados. Não só hoje, no jogo passado também. Hoje conseguimos ficar mais com a bola e criar mais oportunidades. E fora de casa conseguimos ditar o ritmo da partida” explicou Thonny Anderson. Após o assombro que o Galo deu ao adversário na sexta 13, o foco já é no próximo jogo. “Falei antes do jogo e parece frase feita, aqui em Campinas sempre foi difícil de jogar. A Ponte não vive um bom momento. Tínhamos que nos preparar para isso e tirar proveito de algumas coisas. Da instabilidade e da confiança que não estava como antes. Tudo isso tínhamos que fazer. Essa é uma vitória importantíssima até porque é um adversário direto para a permanência na Série B. Agora temos que aproveitar essa vitória, mas neste sábado à tarde já vamos treinar. Temos pouco tempo de trabalho para o próximo jogo. Conversei com o Uriel, nosso nutricionista, para que fosse feito esse trabalho de recuperação na alimentação. E já vamos começar a preparar o time para o jogo contra o Avaí” explicou Alberto Valentim.

Acaz Fellegger

Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schinariol

Fotógrafo

14/setembro

Patrocinadores:
Parceiros:
COPYRIGHT © 2024 - ITUANO FUTEBOL CLUBE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.